PRIVACIDADE NA NET: ANIVERSÁRIO DA GOOGLE - 17 ANOS!

-->
⁠⁠


Sobre o PROJETO BALÕES, clique aqui:


PRIVACIDADE NA NET: Hoje cante Happy Birthday! O monstrinho tem só 17 anos!  

Hoje um papo de festa de aniversário. É que ontem tirei o dia pra entender quais informações a Google tem a meu respeito.  Tanto escavei que achei um modo de baixar um relatório que, segundo eles, é completo. Bem: com minha internet em velocidade de 10 Mbps a geração do relatório demorou 4 horas!!! Vieram 4 links.  Cada qual com 2,1 Gb de informações!!! Logo, 8,4 Gb de informações sobre mim, em 4 anos. A GOOGLE diz assim: “O arquivo de dados do Google que você iniciou em 26 de Setembro de 2015 está pronto. Ele estará disponível para download até o dia 3 de Outubro de 2015. O arquivo contém seus dados de +1s, Agenda, Blogger, Círculos do Google+, Contatos, Drive, Favoritos, GMail, Google Fotos, Google Keep, Google Play Livros, Google Wallet, Google+ Stream, Grupos, Hangouts, Helpouts, Histórico de Localização, Mapas (seus lugares), My Maps, Páginas do Google+, Perfil, Tarefas e YouTube.”

O relatório me deu todos os meus contatos de gmail. Todas as fotos que fiz em meu celular, todos os meus arquivos em google drive, minha agenda eletrônica,  e...todos os livros que PROCUREI no Google Play Livros. Mais, todos os diálogos em bate-papo...todos os Hang-outs.

Um arquivo, porém, é particularmente interessante. A Google gerou um perfil sobre mim em linguagem que parece hieróglifo egípcio. Com lupa, olhei bem e identifiquei meu dia e mês de nascimento (pois o ano 1920, ele classificou como “falso”. Acertou. Exatamente como lancei no Facebook), não identificou Gênero,  diz que sou "person", me atribuiu um ID com 21 numeros, captou meu nome completo,  diz que minha idade é superior a 21 anos,  que falo português, e, por fim, estimou minha idade em anos. Errou de um!!!

Mais, também me deu o histórico de minhas pesquisas no YOUTUBE, e...o que é mais bonitinho: um relatório sobre minha localização geográfica ao longo dos últimos 4 anos.  

Bem, esse relatório de localização merece um comentário à parte. É um relatório com dados geográficos em código de longitude e latitude. São 4 relatórios gerados num tipo de arquivo que não consigo ver quantas páginas tem.  Dai copiei e colei no word. Estranhei, pois o computador gerou a ampulheta...indicando: espere aí apressado!

Esperei uns 5 min e nada. Fui jantar, sem pressa: um bom vinho. No final do jantar: nada! Minha conclusão: travou! Deixei de lado, esqueci.  Acordei hoje e fui ver: tarefa concluída. Gerou um arquivo com 17.365 páginas!!! (formato cambria, 12). No entanto, há mais 4 arquivos desses, logo: 68 mil páginas! de localização geográfica sobre mim!! 68 mil!!!

Detalhe: há 8 meses eu havia bloqueado tudo (é o que eu pensava). Então revisei todos os bloqueios de privacidade. Estou ansioso pelo relatório do próximo 27 de setembro.

Por enquanto: feliz aniversário ao Google! O monstrinho tem só 17 anos! 

Em pouco tempo a Google lançará seus balões em torno da terra: internet for all!

Comentários

Postagens mais visitadas