PESQUISA SOCIAL NA LENTE DE CHRIS JORDAN
O Brasil será um dos países mais afetados do mundo pelo aumento geral do consumo de cigarros projetado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para os próximos anos. Até 2008, o consumo de tabaco no país aumentará 40,2%. Menor apenas que o aumento estimado para Costa do Marfim e Zimbábue.
As estimativas fazem parte do Atlas Mundial do Tabaco, lançado ontem pela OMS na abertura da reunião de representantes de mais de cem países, cujo objetivo é elaborar um tratado global para a redução do fumo.
De acordo com o documento, o consumo de cigarros diminuirá nos países desenvolvidos, mas aumentará muito nas nações mais pobres. Nos Estados Unidos, por exemplo, estima-se uma redução de 13% até 2008. Na Europa, a diminuição do consumo deverá ser de 8% em média.
Segundo a OMS, 33,8% dos brasileiros fumam atualmente: cada um consome, em média, 868 cigarros por ano. O Brasil é citado ainda no atlas como o terceiro maior produtor e exportador de fumo do mundo. E, de acordo com a OMS, é um dos países onde o governo mais ganha com arrecadação de impostos sobre cigarros: 4,8% de sua renda.
Fotos de Chris Jordan.
Comentários