IT TAKES A WHOLE VILLAGE TO RAISE A CHILD



Este é  o quadro "Meninos soltando pipas", do pintor  Cândido Portinari (1903-1962). 
Foi vendido em 29.05.2013, em Nova York, por US$ 1,4 milhão.

Esse é um conhecido provérbio africano, que faz pensar e que convida a agir. A educação de uma criança exige empenho de toda uma comunidade.
Lembra do "Relatório de PISA? aquele que mostra o desempenho das crianças em matemática, ciências, domínio da linguagem, capacidade de resolver problemas?
Então, o Brasil está mal nessa foto. Eu sei. No entanto, há uma melhora expressiva a partir de 2003 para o nível de conhecimento, de preparação de docentes e também da satisfação crescente de nossas crianças com o ambiente escolar. Isso está escrito no ultimo relatório.
Nossa média nacional é 391 pontos. É baixíssima, pois a média dos países da OCDE é 500 pontos.
Mas olhe bem: o PR fez 403 pontos, SP: 404, RS: 407, ES: 414, SC: 415, DF: 416. Quer dizer, tem boas experiências aqui dentro pra ser compartilhada com outros estados, especialmente do Norte, Nordeste e Centro Oeste, como Alagoas, que tem 342 pontos.
Além disso, se você observa os resultados de nossas crianças no quesito "capacidade de resolver problemas", é de surpreender que nosso conceito sobe para 428 (a média da OCDE é 500). Quer dizer, É UM DESEMPENHO MUITO SUPERIOR AO ESPERADO. O relatório mostra que crianças da Australia, Brasil, Italia, Japão, Coreia, Macao-China, Serbia, Inglaterra (Reino Unido) e Estados Unidos, alcançaram, de média, resultados sensivelmente superiores em comparação com alunos de outros países que mostram um desempenho similar em leitura, matemáticas e ciências.
Os alunos do Brasil, Irlanda, Coreia e Estados Unidos se destacam também em problemas interativos (aqueles em que se deve descobrir parte da informação necessária para resolver o problema) em comparação com os problemas estáticos (em que se se apresentam todas as informações desde o princípio).
Nossa real imagem é a seguinte: resultado superior ao esperado na capacidade de resolver problemas, porém resultado inferior ao esperado na capacidade de fixar conhecimentos básicos de matemática, linguagem e ciências.
Mas essa competência para resolver problemas complexos da vida, isso é vital para o desenvolvimento (político, econômico, social e ambiental) de um país. Só não vê quem é teimos@.
Mais uma coisa importante. Só me dei conta recentemente que o último relatório da OCDE (2012) tem uma novidade: além de mostrar como está a gurizada até 15 anos naqueles conhecimentos básicos e na capacidade de resolver problemas, esse novo relatório avalia também a capacidade de piazada de TOMAR DECISÕES FINANCEIRAS.
Se você observar bem o primeiro ensaio feito com 13 países da OCDE (o Brasil não foi incluído no estudo) vai ver o seguinte: o bom desempenho em matemática e linguagem não é suficiente para que a criança (ou adolescente) seja capaz de tomar boas decisões financeiras. Os casos mais contrastantes são da Espanha e Italia.
Daí fiquei pensando na "Pátria Educadora".
É um slogan que atualmente engasga a gente, por esses dias, eu sei, sei, sei. É slogan certo, pra governo e momento errados.
Tivessem optado pelo "Uma nação se faz com homens e livros"...captava um pouco aquela memória afetiva que todos temos com o Monteiro Lobato (tá mas daí apareceriam os que jogam pedra no M. Lobato pelos preconceitos de época...arre. Tinham de buscar um slogan de fácil assimilação por todos). Bem, se fosse um slogan mais afetivo, como esse daí do M. Lobato, que a gente topa em todo lugar, é claro que cavaria melhor nas nossas raizes e juntaria mais simpatias. Mas não. É um erro.
Sabe, meu maior receio nessa história toda que envolve educação de crianças, capacidade de solucionar problemas novos, e aquela listinha de problemas (vamos falar assim, no diminutivo, pois fica mais familiar e não assusta tanto)...aquela listinha de más noticias que começa com a crise política desencadeada com a Lava Jato, passa pela queda abrupta dos preços internacionais das commodities (petróleo em especial), a forte depreciação do dólar (que é a única coisa boa!), a subida da dívida bruta em relação ao PIB associada à queda da receita tributária, a gastos públicos ineficientes e ao oneroso modelo de cobertura previdenciária; e os efeitos disso tudo na subida temporária da inflação para 2 dígitos, o aumento do desemprego associado à desindustrialização que só piora por causa do nosso modelo de tributos, de regulação e do cenário de baixa produtividade do trabalho... some a isso a crônica tentação a burlar as leis (compra sem NF, caixa 2) e de tentar um 'jeitinho' com a ajuda de um "amigão" que tem alguma posição social e poder e, assim, pode "conseguir umas vantagens individuais" fora da legalidade...
Dá um caldo isso, não?
Pois o que eu receio, mesmo, não é nada dessa loucura aí...da listinha de "bad news". Isso são desafios pra 10 anos. Mas se reconstrói. Não interessa a ninguém, nem aos brasileiros, nem ao mundo, um Brasil na lona. Isso se reconstroi...
Mas... não por BENÇÃO!
NÃO POR BENÇÃO! "It takes a whole village to raise a children".

Não podemos ser cretinos e confundir essa lama toda com a função da EDUCAÇÃO em nosso presente e futuro.

RELATÓRIOS DE PISA:
RELATÓRIO SOBRE O CENÁRIO ECONOMICO DO BRASIL (EM POUCOS SLIDES)
http://www.oecd.org/brazil/economic-survey-brazil.htm
ALFABETIZAÇÃO FINANCEIRA. O PRIMEIRO RELATÓRIO PARA 13 PAISES
http://www.oecd.org/…/first-oecd-pisa-financial-literacy-te…

Comentários

Postagens mais visitadas