O 7 de SETEMBRO E MINHAS PREFERENCIAS POLITICAS

Preciso respeitar as liberdades individuais. Isso é duro, pois tenho a impressão, sempre, que o inferno são os outros;
Quanto mais liberdades eu tenho, tanto mais responsabilidades recaem sobre mim. São dois lados de uma mesma moeda.
A desigualdade social é um desastre: para o desenvolvimento sustentável da economia e para a convivência humana. Reduzir as desigualdades sociais com ajuda de politicas públicas que abrem caminho para o crescimento econômico a para a expansão de oportunidades individuais de trabalho é algo barato, inteligente e é um dever moral pra quem estima viver num lugar justo.
O desenvolvimento ambiental sustentável é uma necessidade irreversível. Não se confunde apenas com preservação. Mas a sobrevivência e qualidade de vida básica de todos estão em risco sério.
O Estado brasileiro ainda não é uma república: precisa ser.
A democracia faz bem, muito bem. Combina liberdades e igualdades como nenhum outro regime. É uma chave especial para o desenvolvimento. Nenhuma sociedade desenvolvida chegou lá sem democracia. Eu quero isso para o Brasil.
No Brasil, é a Constituição de 1988 que está acima de todos:
a) acima do povo;
b) acima dos representantes do povo, que estão no Legislativo;
c) acima do Presidente da República, que na posse, presta juramento à Constituição. O PR que não é "o" representante do povo. Se fosse, seria um Rei à moda antiga. É o Chefe do Poder Executivo na esfera Federal; e é dito PR porque chefia as Relações Exteriores da República Federativa do Brasil. Não é o soberano do Brasil.
d) acima do Ministério Público;
e) acima de Juizes;
f) acima do Banco Central
g) acima de todos os servidores públicos.
Não há verdade científica. Mas não há conhecimento confiável fora da ciência. Inimigos da ciência são meus inimigos. Portanto, tenho alguns inimigos.
A educação para o trabalho e para o civismo. Mas é também pra ampliar horizontes, criatividade, liberdades e igualdade entre as pessoas. A educação pela ciência e pelas artes nutrem a critica e a inovação, e fazem bem.
O trabalho humano criativo é o único que não será destruído pela robotização. Governos precisam dedicar séria atenção para o crescimento econômico, ao mundo do trabalho e à geração de renda das famílias para já, e com olhos no amanhã.
Solidariedade social não depende de eu gostar de meu vizinho. É algo que preciso aprender e meu vizinho também.
Religião é coisa séria: todas. A ciência sabe muito sobre fé. Pouco sobre espiritualidade. Crer e conhecer são verbos de mãos dadas. Nenhuma igreja é superior. As melhores são as que respeitam liberdades e igualdades básicas individuais.




Comentários

Postagens mais visitadas