A República dos Sonhos - Autor: Kalixto, 1922

A Revista "D. Quixote", em 15 de novembro de 1922, publicou mais uma caricatura de Kalixto, um dos mais importantes caricaturistas da época.

Ele apresenta nossas várias repúblicas: a monarquista, a "zé povista", a socialista, a maximalista, a militarista e a plutocrata.

Bom feriado da República!
 Posted by Picasa

Comentários

Anônimo disse…
Uma rápida reflexão seria conveniente por ocasião do feriado para que se desfaça o consenso geral de que a república seviu para mais um dia de folga no calendário. É preciso relembrarmos que não há uma verdadeira república sem pátria, ou ainda mais importante sem uma nação com identidade nacional,afinal a pátria é o espaço coletivo, que envolve amor, identidade, pertencimento.
Onde está o espaço coletivo de discussão e convivência? O que fazemos pela preservação da rés pública e ainda como trabalhamos pela busca do bem comum? O amor pela pátria parece ter cessado com o vergonhoso Brasil e França da última "Copa do Mundo"?
Anônimo disse…
Gostei da imagem.
Parabéns.
Tulio-Carazinho,RS
Anônimo disse…
Há 117 anos a República foi proclamada no Brasil sob os olhos indiferentes da maior parte da população. Após 117 anos, a população brasileira parece continuar observando a República com olhos indiferentes.Dia 15 de novembro comemoramos o dia da Proclamação da República. Comemorar...não, não é a palavra mais adequada. Relembramos... também não. Alguém lembrou ou comemorou que este dia, mais que um feriado oficial, é o dia em que no Brasil foi proclamado um novo regime de governo, supostamente mais igualitário, uma nova forma de administrar os interesses públicos, supostamente mais legítima,uma nova maneira de pensar a participação política dos cidadãos, supostamente mais livre? Talvez a falta de lembrança, e obviamente a não comemoração, seja porque a República brasileira ainda permaneça como ideal constitucional e seus princípios não consolidados efetivamente. Mas, então, que seja este um dia de reflexão para uma conquista eficaz dos direitos de igualdade, liberdade e soberania popular, mais que apenas uma quarta-feira de sol com um feriado que veio bem a calhar, no meio de uma semana de trabalho na República Federativa do Brasil.

Postagens mais visitadas